quarta-feira, 27 de novembro de 2013

QUER TER UM CABELÃO? E UNHAS LINDAS?


Em entrevista ao site da revista ANA MARIA, a terapeuta capilar Sheila Belloti afirma que o fio cresce, em média, um centímetro por mês. "O cabelo cresce a partir do bulbo capilar, no couro cabeludo. Qualquer agente externo que prejudique a saúde dessa região impede que o fio se desenvolva", alerta.
Uma dica para acelerar o crescimento das madeixas é ter um cardápio rico em vitaminas. As melhores opções são a vitamina A, presente no fígado, cenoura e leite; a C, que está em frutas cítricas; a E, presente no leite, abacate e ovo; a F, abundante nos óleos vegetais; e o zinco, que está em carnes. 

Distúrbios hormonais também podem parar o crescimento dos fios. Por isso a necessidade de estar em dia com as consultas ao ginecologista e endocrinologista. Outro ponto fundamental: cuide da saúde dos seus fios. Cabelos quebradiços e com pontas duplas crescem de forma mais lenta, pois ficam mais fracos. 

Também evite a água muito quente, pois ela pode causar irritações no couro cabeludo e deixa os fios muito oleosos, o que também inibe o crescimento. Por fim, deixe o cabelo respirar. Quando ele vive abafado em lenços, rabos ou coques, os fungos podem proliferar. Eles descamam o couro cabeludo, podem entupir os poros e impedir que novos fios capilares saiam.
Agora falando em suplementos,: Para que o seu cabelo permaneça bonito e saudável ele precisa de nutrientes e água. Quando estes são deficientes, o seu cabelo irá ficar desnutrido, quebradiço, sem brilho e danificado apresentando anomalias na estrutura do fio de cabelo. Essas anomalias fazem com que as cutículas fiquem abertas e o fio de cabelo acaba por cair. Para alimentar o seu cabelo e suprir as suas necessidades poderá usar alguns produtos para o cabelo que já contém vitaminas, mas nada como uma boa alimentação saudável e rica em vitaminas para suprir as necessidades do nosso corpo e do nosso cabelo. O nosso estilo de vida urbano, cada vez mais caracterizado pela falta de tempo e consequentes maus hábitos alimentares, falta de exercício, stress, tabagismo e consumo de álcool em excesso, provocam graves carências alimentares que originam um precária dose de nutrientes essenciais para o nosso corpo e cabelo. Hoje vamos então falar sobre as vitaminas para queda cabelo e minerais importantes para a saúde dos seus cabelos.

Vitamina para Queda de Cabelo

As vitaminas, minerais, proteínas e acidos gordos são algumas das substâncias que devem fazer parte da sua alimentação para ter um cabelo saudável e bonito. Essas substâncias combatem a queda de cabelo e estimulam o crescimento do mesmo.
Vitamina A – Regula a produção sebácea, reduzindo a oleosidade do couro cabeludo e impede que as células se degenerem por causa da oxidação. Ao mesmo tempo, regula a multiplicação das células conduzindo a uma maior elasticidade do cabelo.
Vitamina B2 – Favorece o metabolismo das gorduras, açúcares e proteínas, sendo essencial para o crescimento do cabelo.
Vitamina B5 – Exerce a sua importância no combate à queda do cabelo ao mesmo tempo que fortalece o seu crescimento.
Vitamina B6 – Exerce a sua acção na síntese da queratina, sendo por isso fundamental para a saúde das unhas e cabelo.
Os minerais tem um papel participativo no metabolismo das proteínas que são responsáveis pela formação da estrutura dos fios de cabelo. A falta de certos minerais faz com que o cabelo se torne mais fino e frágil conduzindo à queda.
Ferro – A sua carência é muitas vezes responsável pela queda cabelo feminino, já que as mulheres necessitam de uma reserva maior deste material do que os homens, para alimentar a raíz dos cabelos. É pois muito importante para evitar a queda de cabelo.
Zinco – É fundamental para a saúde dos cabelos e unhas já que participa na sínteses de proteínas.
Cálcio – O seu papel consiste na contribuição da formação de proteínas e no metabolismo do ferro e das vitaminas essenciais para o crescimento do cabelo, por isso a falta do mesmo origina um cabelo quebradiço e frágil.
Então, para que as sua alimentação seja rica em proteínas, vitaminas e minerais fundamentais para o crescimento saudável do cabelo, deve procurar ingerir os alimentos certos. As melhores fontes de proteínas são o peixe, carne, ovos, lacticínios, cereais e frutos secos. Já as vitaminas podem ser encontradas nas frutas e vegetais, óleos vegetais como o azeite, peixes gordos, arroz integral, leguminosas, ovos, lacticínios e derivados. Quanto aos minerais, eles existem nos grãos integrais, legumes verde-escuros (como o espinafre, agrião e os bróculos), tomate, pimento vermelho, cebola, peixe, carnes magras, amêndoas, nozes, feijão preto, abóbora e grão de bico.
Por último, não esqueça que o seu cabelo também precisa de água. E não só o cabelo, mas todo o nosso corpo, então beba pelo menos 1,5l de água por dia. Tenha por perto uma garrafa de água e vá bebendo durante o dia, ao mesmo tempo que pratica algum tipo de exercício físico que ajuda o seu corpo a se libertar de todas as impurezas e estimula a circulação. Cuidar do nosso cabelo é o primeiro passo para evitar a queda. Melhore a sua alimentação e o seu estilo de vida pela sua saúde e dos seus cabelos e não se esqueça de lhes dar muita vitamina queda cabelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário